No penúltimo sábado, 10 de junho, ocorreu mais um evento da maior organização de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship) número 289, onde ocorreu em Vancouver (Canadá). Teve diversas lutas muito emocionantes e ótimas.
O evento já está em alta há 30 anos e é o objetivo e sonho de muitos lutadores ao redor do mundo de todas as academias de artes maciais.
Card Preliminares Iniciais
No Card Preliminares Iniciais, o evento iniciou-se com a Brasileira Maria Oliveira contra a romena Diana Belbiță no peso-palha feminino. Ambas tiveram um desempenho ótimo, mas a romena com mais golpes significativos levou a vitória com a decisão dos juízes.
Ainda no Card Preliminares Iniciais, teve no peso-mosca a luta entre o Tcheco David Dvorak e o Australiano, Steve “Astroboy” Erceg, que acabou levando a vitória por decisão unânime graças às suas quedas e tentativa de finalização.
Card Preliminar
Para iniciar o Card Preliminar, no peso-pena, o canadense Kyle Nelson saiu com a vitória por decisão unânime contra o “El Animal” Blake Bilder, graças ao número de golpes significativos em cima de seu adversário.
Logo em seguida, no peso-galo, o canadense Aiemann Zahabi no primeiro round veio com um direto de esquerda que nocauteou o Chinês “The Mongolian Murderer” Qileng Aori que saiu do octógono desnorteado.
No peso-mosca feminino ocorreu a luta entre a americana Miranda Maverick e a canadense Jasmine Jasudavicius que levou a vitória na decisão unânime com uma vantagem ótima nas pontuações com mais golpes, mais golpes significativos e uma queda aplicada.
No peso-médio, o russo que representa também a França, Nassourdine Imavov que já foi o 11º colocado no ranking, guerreou contra o Chris Curtis, lutador americano.
Mas durante a guerra, houve um imprevisto e o russo acidentou o americano na cabeça que causou um corte profundo em cima do olho do americano, após essa lesão a luta acabou sem nenhum resultado, com isso, Chris deixa o octógono muito triste e cabisbaixo querendo continuar a lutar.
Card Principal
Agora para iniciar o Card Principal, onde todos os telespectadores esperam ansiosamente para poder ver as lutas entre atletas de alto nível, inicia-se com a luta no peso-médio entre o canadense Marc-André Barriault.
E o americano ex-jogador de futebol americano, Eryk Anders. Mais uma luta que o resultado levou aos juízes e graças ao seu desempenho ótimo, agressivo, forte e com um knockdown contra o adversário, o canadense leva a vitória para casa.
No peso pena, Dan “Dynamite” Ige, americano ganha por decisão unânime contra outro americano, Nate “The Train” Landwehr, ex-campeão global do peso-pena da organização M-1.
Dan Ige leva a vantagem e para ajudar na pontuação, deu um knockdown no Nate com um belo cruzado de esquerda no queixo, que por pouco, o adversário conseguiu escapar do ground and pound.
No peso-médio teve uma luta ótima entre o canadense Mike “Proper” Malott que venceu por finalização no segundo round o Adam Fugitt, canhoto americano que após levar um knockdown de direto de esquerda do canadense, tomou uma bela guilhotina bem aplicada e com muita técnica.
Agora, a luta mais aguardada da maioria dos fãs de UFC, é a volta de Charles “Do Bronxs” Oliveira. O Brasileiro que tem o recorde de maior finalizador da história do UFC e ex-campeão dos pesos-leves, estava vindo de uma derrota contra o russo Islam Makhachev por finalização.
Como o 1.º lugar do ranking, enfrentou o 4.º lugar do ranking dos leves, o americano-levantino, Beneil Dariush, que vinha de 8 incríveis vitórias consecutivas aceitou o desafio e foi com tudo para a luta co-principal do UFC 289.
Ambos começam bem mas a vitória foi para o brasileiro que fintou seu direto e mandou um high kick em Dariush que desestabilizou o americano, e após isso, Charles encaixou um cruzado de direita no Beneil que mandou o adversário para o chão, e no groud and poud, ele finalizou a luta e foi para a torcida comemorar a grande vitória de retorno após perder o cinturão dos leves.
Conclusão
E para finalizar o evento, chegou a hora da luta principal da noite. Após o cancelamento da luta com Julianna Peña, a brasileira Amanda “Leoa” Nunes, atual campeã das peso-galo, enfrenta a promessa mexicana Irene Aldana que sente poderosamente o poder da trocação da maior campeã de todos os tempos.
Irene sente muito os golpes da Nunes e perdeu por decisão unânime, mas mesmo perdendo, ela levou crédito por ter resistido até o último round. Seu rosto ficou desfigurado de tantos golpes que levou.
E a Leoa viu que tinha chegado o tempo dela e acabou se aposentando, sendo a rainha das lutadoras femininas e dupla campeã, no peso-galo e no peso-pena.